Peregrinos japoneses percorrem Caminho do Sol em SP

Uma comitiva de peregrinos japoneses, entre eles três representantes do Sagrado Caminho do Shikoko, a mais tradicional peregrinação oriental, percorre desde o último dia 2 o Caminho do Sol, no interior de São Paulo. A rota paulista, que vai de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, à cidade Águas de São Pedro, região de Piracicaba, tem 241 quilômetros e será vencida em dez dias.

JOSÉ MARIA TOMAZELA, Agência Estado

09 Maio 2012 | 16h51

A chegada da comitiva, que usa trajes típicos na caminhada, está prevista para sábado (12). É a primeira delegação estrangeira a percorrer o caminho paulista depois que o percurso ganhou o status de rota internacional de peregrinos, no dia 28 de abril.

Com o reconhecimento, o Caminho do Sol passa a integrar o circuito das grandes peregrinações internacionais, como o Caminho de Santiago da Espanha e de Portugal, o Caminho de Assis, na Itália, e o Caminho do Shikoko, no Japão.

O milenar caminho japonês tem 1,2 mil quilômetros de extensão e passa por 88 templos budistas. O grupo japonês chegou nesta quarta-feira em Piracicaba e foi recebido em uma pousada administrada por voluntários ao som de óperas. O Caminho do Sol acaba de completar dez anos com registro da passagem de mais de dez mil peregrinos. Águas de São Pedro, ponto de chegada dos caminhantes, tornou-se cidade irmã de Molina Seca, na Espanha, um dos principais pontos de referência do Caminho de Santiago.

Mais conteúdo sobre:
Caminho do Sol peregrinos SP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.