Pescaria com Alex, churrasco com Helena

Pescaria com Alex, churrasco com Helena

Pescados e carne estão em destaque na programação desta edição

10 Maio 2012 | 14h59

Sexta-feira é dia de peixe no 6º Paladar - Cozinha do Brasil e a programação começa com um chef-pescador. Alex Atala abre o evento com uma aula técnica batizada de Peixe Total. Sem receita nem degustação, ele vai ensinar como manipular o peixe aproveitando as partes menos nobres (e não menos saborosas) – como a cabeça e o rabo.

Veja programação completa no site do evento

Edinho Engel joga a rede na mesma direção. Ao lado do capixaba Juarez Campos, especialista em moqueca, vai usar a panela para provar como peixes em geral considerados pobres – caso da sardinha, da manjuba, do budião azul – se tornam nobres. 

Ana Bueno, do Banana da Terra, em Paraty, vem do litoral para contar a história do peixe com banana. Iguaria caiçara, a receita tem diferentes versões nas 300 praias da imensa baía. De quebra, apresenta também a doçaria tradicional da cidade. 

Para encerrar o assunto, Alberto Landgraf vai da pesca sustentável às técnicas de preparo. Uma técnica para cada peixe.

Carnes. Helena Rizzo, referência em delicadeza na cozinha, vai mostrar seu lado gaúcha churrasqueira, no domingo. E convidou o pai, Roberto Bins Jr para dividir a aula com ela. Juntos, vão mostrar o que fazer com as sobras do churrasco.

A carne de caça inspirou a aula do chef dinamarquês Simon Lau. O dono do restaurante Aquavit, em Brasília, vai mostrar como é que se prepara carne de paca nos países nórdicos. Pronta, a carne vai à mesa acompanhada de ingredientes típicos do Cerrado. Carla Pernambuco vai falar da carne do dia a dia, aquela que é puro conforto, o bife servido com arroz e batata frita. A chef do Carlota vai ensinar variações do mesmo prato. 

Mônica Rangel aproveita sua primeira participação no evento para mostrar como fazer embutidos em casa, no melhor estilo artesanal. Boa oportunidade para quem quer aprender a preparar linguiça artesanal entre outras receitas

Mais conteúdo sobre:
Paladar Cozinha do Brasil

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.