Pesquisadores desvendam DNA do gorila

Desde que o genoma humano foi sequenciado, há uma década, pesquisadores sonhavam em decifrar o DNA de outras três espécies de grandes primatas. Agora o último deles, o do gorila, está pronto. E revela conexões interessantes entre nós e eles.

NOVA YORK, O Estado de S.Paulo

11 Março 2012 | 03h07

Surpreendentemente, partes do nosso genoma são mais parecidas com o do gorila que o do chimpanzé. E os poucos genes considerados chave para a nossa evolução em especial também são chave para eles.

Agora, pesquisadores de uma instituição britânica analisaram o DNA de um grupo de quatro gorilas, de diferentes subespécies. "É essencial ter os genomas de todos os grandes primatas, para entendermos as características do nosso próprio genoma que tornam os humanos únicos", diz Gregory Wray, biólogo evolutivo na Universidade Duke.

Embora humanos e chimpanzés sejam os parentes mais próximos, 15% do genoma humano bate com o do gorila. "Parte de nossa biologia funcional é mais parecida com a do gorila que com a do chimpanzé", disse o autor do estudo, Aylwyn Scally. / NY TIMES

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.