Petrobras inaugura plataforma de petróleo na costa do ES

A Petrobras inaugura oficialmente na terça-feira a plataforma Cidade de Anchieta, no campo de Baleia Azul, no complexo denominado Parque das Baleias, no pré-sal da porção capixaba da bacia de Campos.

Reuters

05 de novembro de 2012 | 16h24

A plataforma, instalada no poço 7-BAZ-02-ESS, iniciou sua produção em setembro, extraindo inicialmente 20 mil barris de petróleo por dia, informou a Petrobras em comunicado na época. Outros nove poços (seis produtores e três injetores de água) serão interligados à plataforma futuramente.

A previsão é que o pico de produção, de 100 mil barris por dia, seja atingido em fevereiro de 2013.

A unidade, tipo FPSO (unidade flutuante que produz, armazena e exporta óleo e gás), destina-se à produção da camada pré-sal dos campos de Baleia Azul, Jubarte e Pirambu, localizados no Parque das Baleias, nos quais a Petrobras detém 100 por cento de participação.

A plataforma está operando em uma profundidade de 1.221 metros d'água e a 80 quilômetros da costa do Espírito Santo. Ela escoará o gás pelo gasoduto Sul-Norte Capixaba até a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, no litoral capixaba.

O FPSO Cidade de Anchieta foi convertido em plataforma no estaleiro Keppel, em Cingapura.

A cerimônia de inauguração, na terça-feira, contará com a presença da presidente da estatal, Maria das Graças Foster, e do governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), além de diretores da Petrobras.

(Reportagem de Leila Coimbra)

Tudo o que sabemos sobre:
COMMODSPETROBRASPLATAFORMA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.