PIB e rumos da economia são destaques do Estadão Noite

Edição exclusiva para tablets está disponível para download a partir de 20h

O Estado de S. Paulo

29 Agosto 2014 | 20h20

O Estadão Noite desta sexta-feira, 29, traz cinco artigos exclusivos sobre o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil, que sofreu variação negativa de 0,6% no segundo trimestre de 2014 comparado ao resultado dos três meses imediatamente anteriores. O quadro, considerado de recessão técnica, desperta inseguranças quanto ao cenário econômico para os próximos meses, especialmente em período eleitoral.

Clemens Nunes, professor de Economia da EESP-FGV, explica as diferenças entre recessão técnica e um quadro de recessão. De acordo com ele, o cenário gera certa preocupação e pede a recuperação da credibilidade da economia a partir de uma política fiscal mais assertiva.

Guilherme Mello, pesquisador do IE/Unicamp e professor da FACAMP, questiona o conceito de 'recessão técnica'. Para ele, os números divulgados hoje não são capazes de ditar detalhadamente os rumos da economia nos próximos meses, pois é preciso observar tendências de longo prazo. A redução de preços centrais (para elevar a competitividade) e fatores internacionais poderiam melhorar o cenário.

Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados, mostra que, por um lado, a recessão poderá conter a inflação. Mas que o que vemos agora, infelizmente, é mais do que isso: é uma desaceleração contínua ao longo dos últimos quatro anos. 

Elton Eustáquio Casagrande, professor do Departamento de Economia da UNESP e Membro da Associação Keynesiana Brasileira, discorre sobre a necessidade de aumentar a competitividade. Para isso, o governo precisa estar sensível às necessidades daqueles que geram riquezas.

Por fim, Iuri Dantas, jornalista e blogueiro do Estadão na sucursal de Brasília, retoma as políticas adotadas pela presidente Dilma Rousseff nos últimos meses, sem sucesso.

O leitor pode baixar a edição, exclusiva para tablets, a partir das 20h. Assinantes podem baixar gratuitamente a edição, disponível para Ipad e para aparelhos com sistema operacional Android. 

Mais conteúdo sobre:
Estadão Noite

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.