Pirulito, pink e chocolate

No Brasil, você pode encontrar diferentes designações para um mesmo tomate. "Não há uma padronização de nomes por segmento de mercado para os produtos hortifrutícolas. Às vezes, o primeiro cultivar serve de padrão para os que forem lançados depois", explica o professor Paulo César Tavares de Melo. "O carmen, que é um tomate longa-vida de qualidade gustativa ruim, ficou como o nome do segmento de mercado. O certo seria salada longa-vida. Infelizmente, os de melhor qualidade terminam sendo comercializados também com o nome carmen."

Lucinéia Nunes, O Estado de S.Paulo

28 Outubro 2010 | 01h12

Para atender ao mercado, as empresas de sementes estão sempre lançando novos cultivares. Um dos "caçadores" dessas novidades é o produtor Cyro Abumussi, da Fazenda Ituaú, em Salto, no interior de São Paulo.

Entre mini-legumes, frutas e pimentas, Abumussi pesquisa e cultiva em suas estufas uma boa variedade de tomates. Muitos deles ainda estão em fase de testes e têm produção limitada, como o pirulito, que deve ser lançado no ano que vem para concorrer com o sweet grape, e o chocolate, de cor amarronzada. Veja outras novidades ao lado.

Novidades

(1) Rio Grande - Fruto grande, firme, saboroso, bom para salada e forno

(2) Super Roma - Tipo saladete, pequeno e com muita polpa. Ideal para rechear

(3) Chocolate - Lançamento mundial para o mercado gourmet. Mais rico em licopeno, marrom por fora e vermelho por dentro. Bem doce

(4) Pink Panter - Rosado, mole, com baixa acidez e bastante doçura. Parece o momotaro, mas ainda está em fase de pesquisa

(5) Lampadina - Pequeno, com formato irregular e pouca acidez

(6) Tipo San Marzano - Fruto carnudo, vermelho intenso, acidez baixa e muito saboroso. Ótimo para molhos e tomate seco

(7) Pirulito - Doce e com a casca fina. Ideal para comer cru ou em saladas. É uma das novidades para 2011

(8) Cascade - Tipo cereja, saboroso e com baixa acidez

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.