Planeta

2010 pode ter recorde de emissões de gases-estufa

, O Estado de S.Paulo

23 de novembro de 2010 | 00h00

As emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos gases que mais contribuem para o aquecimento global, devem subir cerca de 3% em 2010 e chegar ao nível mais elevado registrado na história, caso a economia global continue no atual ritmo de crescimento.

A conclusão é do estudo Projeto Global de Carbono, criado em 2001 e conduzido por uma equipe de cientistas das universidades inglesas de Exeter e East Anglia, em colaboração com especialistas de outros países.

O estudo, publicado pela revista britânica Nature Geoscience, mostra que, apesar da crise econômica de 2009, as emissões globais de CO2 procedentes de combustíveis fósseis só caíram 1,3% em relação ao ano anterior.

Mesmo com a crise, as emissões se mantiveram em patamares altos por causa do crescimento das economias dos países emergentes, especialmente China e Índia.

Plano para salvar os tigres

Treze países fizeram pacto na Rússia para dobrar o número de tigres até 2022. Nos primeiros cinco anos serão investidos US$ 350 milhões. Na foto, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

CAATINGA

Livro aborda uso sustentável do bioma

Será lançado hoje no Recife o primeiro livro sobre o manejo e o uso sustentável de recursos da Caatinga. Uso Sustentável e Conservação dos Recursos Florestais da Caatinga (366 páginas, SFB/MMA, 2010) reúne artigos técnico-científicos assinados por 20 pesquisadores e resultantes de 25 anos de pesquisa no semiárido brasileiro. "A Caatinga vem, há séculos, sustentando a economia do litoral com o fornecimento de madeira queimada como lenha em restaurantes, pizzarias, na indústria ceramista. Isso sem nenhum manejo", explica Newton Barcellos, chefe da Regional Nordeste do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). / AFRA BALAZINA, ANDREA VIALLI e KARINA NINNI, com AGÊNCIAS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.