Planeta

Unifesp terá mestrado em Ecologia e Evolução

, O Estado de S.Paulo

25 de janeiro de 2011 | 00h00

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no câmpus Diadema, oferecerá a partir do segundo semestre deste ano 20 vagas gratuitas para o mestrado em Ecologia e Evolução. De acordo com o professor Marcelo Nogueira Rossi, coordenador do programa, a criação desse curso de pós-graduação foi motivada pela escassez de cursos no Brasil que integram as duas áreas - existem somente três.

A localização do câmpus será uma vantagem para os alunos, avalia o coordenador. "O câmpus em Diadema privilegia a realização de estudos no domínio Mata Atlântica pela proximidade com os maiores remanescentes deste sistema localizados no Parque Estadual da Serra do Mar", diz Rossi.

Trote ambiental. Em Santo André, uma parceria entre a prefeitura e universidades do município resultou no "trote ambiental 2011". Na primeira semana de aula, nos períodos matutino e noturno, os calouros das Faculdades Integradas de Santo André (Fefisa), União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (Uniesp), Fundação Santo André e Universidade Federal do ABC participarão de palestras sobre sustentabilidade e educação ambiental. Os estudantes participarão também de plantios de mudas com espécies nativas da Mata Atlântica.

ÁRTICO

Países querem novas regras de navegação

O ministro norueguês de Relações Exteriores, Jonas Stoere, defendeu em reunião sobre o Ártico que o oceano na região precisa de regras mais rígidas para navegação. O tráfego de navios tem aumentado com o degelo no Ártico, o que faz crescer o risco de acidentes como o do Titanic. Para David Titley, da Marinha dos EUA, o perigo é ainda maior para cruzeiros, que trazem até milhares de pessoas. Para aumentar a segurança, em maio os países pretendem adotar novas regras de busca e resgate. / AFRA BALAZINA, com AGÊNCIAS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.