Plano de trocar quarteirão por creches é barrado em SP

O plano do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), de trocar um quarteirão de 20 mil metros quadrados no Itaim-Bibi por creches vai ter de esperar. O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) abriu processo de tombamento da área na zona sul da cidade. Enquanto seus estudos não forem concluídos, nenhuma modificação poderá ser feita.

AE, Agência Estado

07 de maio de 2011 | 12h06

A decisão indica que o conjunto é importante e deve ser preservado enquanto um relatório final sobre tombamento é produzido. Não há prazo para conclusão dos estudos, mas há expectativa de que leve pelo menos um ano - cada um dos oito equipamentos públicos que funcionam ali será avaliado separadamente.

Com isso, fica praticamente inviável o projeto de Kassab de trocar o terreno - avaliado pelos técnicos em R$ 230 milhões - por 200 creches. A Prefeitura diz que não foi notificada da decisão, mas que os trâmites burocráticos vão continuar. Ainda há planos de se trocar dois outros imóveis municipais por creches, mas o total de unidades não deverá ser suficiente para cumprir a promessa de zerar o déficit na rede. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.