Planos de saúde começam a emitir cartão SUS a clientes

Planos de saúde vão emitir o Cartão Nacional de Saúde para clientes a partir de hoje. O processo será feito de forma gradativa, por meio de uma nova ferramenta do Ministério da Saúde: uma senha que permite às operadoras verificarem se o seu cliente já é portador de um número de cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS). "O sistema vai evitar inscrições em duplicidade", disse o ministro Alexandre Padilha.

LÍGIA FORMENTI / BRASÍLIA, O Estado de S.Paulo

06 de novembro de 2012 | 02h05

Até agora, as empresas estavam encarregadas de inscrever o número de Cartão SUS de clientes que já tinham o cadastro. "Nessa próxima etapa, será a vez daqueles que ainda não têm o registro", disse o ministro.

Operadoras de planos têm até 6 de junho para cadastrar seus clientes e informar o número do CNS. A medida é considerada importante para ajudar o ressarcimento que deve ser feito pelos planos ao SUS por atendimento de seus clientes na rede pública. Com número do cartão, ficará mais fácil saber se o paciente atendido tem plano.

Ressarcimento. Padilha diz que mudanças no sistema de informação ajudarão a tornar o sistema de arrecadação de ressarcimentos mais eficiente. Em 2010, foram R$ 20 milhões de ressarcimento. Em 2011, foram R$ 88,2 milhões.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.