Praia de Copacabana já está tomada por peregrinos

A praia de Copacabana já virou um "mar" de peregrinos que se prepararam para a grande missa de acolhida que inicia oficialmente a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Desde as 13h, a frente do palco já está completamente tomada de peregrinos que aguardam o início da programação, marcado para as 16h.

ANTÔNIO PITA, Agência Estado

23 de julho de 2013 | 18h13

No palco, uma série de grupos musicais religiosos de diversos países se reveza animando a multidão e faz uma verdadeira festa para os fiéis. Ainda não há uma estimativa oficial do público presente. Alguns peregrinos não contiveram a alegria de ver o mar e se banharam, apesar dos avisos colocados pelos salva-vidas indicando perigo pela correnteza forte.

Não há salva-vidas por perto, mas policiais militares patrulham toda a extensão da praia com quadriciclos. O francês François Xavier, de 24 anos, era um dos muitos peregrinos que nadavam de cueca no mar. "É preciso ter muita coragem porque está frio e tem muita onda forte, mas na França é pior e vale a pena pela festa".

Os fiéis, espalhados por toda a extensão da praia, carregam bandeiras de diversos países e congregações católicas. Jéssica Rosa, paranaense de Paranaguá, chegou ao meio-dia na praia, mas não conseguiu realizar o sonho de ficar na frente do palco. Preferiu, então, montar um pequeno acampamento com cangas e toalhas em frente a um dos cerca de 20 telões montados. "O jeito vai ser acompanhar pelo telão para não perder nenhum detalhe", disse a peregrina de 17 anos.

Mais conteúdo sobre:
JMJAbertura

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.