Daniel Teixeira/Estadão
Daniel Teixeira/Estadão

Prato do dia: Risoto de linguiça com miniagrião

Receitas testadas pela editora do Paladar, Patrícia Ferraz

Patrícia Ferraz, O Estado de S.Paulo

03 Outubro 2013 | 02h19

A técnica é italiana, mas o sotaque deste risoto de linguiça toscana com miniagrião é mineiro, como o chef Maurício Lopes, autor da receita. O resultado? Você só vai entender quanto essa combinação de ingredientes funciona depois de provar, acredite. Para acertar no preparo, preste atenção a duas dicas importantes do chef: mantenha o caldo quente e vá acrescentando, aos poucos, em conchas. Mexa para não grudar no fundo - mas, atenção, não precisa (e nem se pode) mexer o tempo todo, senão o arroz não cozinha.

1 Abra a linguiça, retire o recheio e frite em sua própria gordura, na panela funda em que vai fazer o risoto. Deixe dourar bem.

2Junte a cebola à panela e deixe suar (só dar uma murchada). Adicione o arroz e frite, mexendo, apenas para envolvê-lo com a gordura da panela. Ponha o vinho, mexa e deixe evaporar.

3 Acrescente uma boa quantia de caldo, mexa e cozinhe com a panela destampada. Mantenha o caldo quente e vá adicionando aos poucos, conforme for secando, e mexendo para não grudar na panela, até o arroz estar cozido.

4 Tempere com sal e pimenta. Prove. Se precisar, corrija o tempero. Desligue o fogo, misture a manteiga, o queijo e mexa bem.

5 Ponha no prato de servir. Cubra com uma porção de miniagrião e sirva em seguida.

Rende 2 porções

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.