Primeiro 'jornal de blogs' pretende revolucionar o setor

2.600 exemplares do novo diário gratuito serão distribuídos a partir dessa semana em Chicago e San Francisco

Efe,

28 Janeiro 2009 | 18h50

Cada vez mais jornais impressos fecham em todo o mundo, mas um novo jornal norte-americano decidiu apostar pela edição impressa com uma novidade: os cadernos são compostos somente por "blogs".   O jornal The Printed Blog (literalmente, O Blog Impresso) é um novo diário gratuito que será distribuído a partir dessa semana em Chicago e São Francisco, graças à iniciativa de seu fundador e editor chefe, Joshua Karp.   "O modelo de jornal impresso não mudou nada em décadas", disse Karp. "Nós vamos mudar esse modelo e esperamos abrir um diálogo no setor. Vamos levar para fora da rede as técnicas que funcionam online", disse.   Com uma tiragem de 2.600 exemplares - Karp diz que esperam distribuir mais algumas centenas pelo correio - a primeira edição do primeiro jornal do mundo composto somente por blogs foi distribuída gratuitamente em vários pontos do centro de Chicago e San Francisco.   Em formato de tabloide e, no momento, apenas com quatro páginas, o jornal tem um desenho mais similar a um blog que a um jornal tradicional e mostra conteúdos em duas colunas.   O jornal chegou a um acordo com 300 blogueiros para publicar seus blogs em troca de renda publicitária. Alguns, como o Daily Kos, são conhecidos por todo o país, mas a maioria é de pequenos blogs locais.   Karp decidiu realizar o projeto por motivos pessoais. "Eu espero que os jornais de papel nunca desapareçam", explicou. "Ler um jornal é uma experiência diferente de receber notícias em seu iPhone."   Karp estima um custo por página de apenas 22 a 35 centavos de dólar, que são plenamente cobertos pelos ingressos publicitários.

Mais conteúdo sobre:
imprensajornaisEUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.