Primeiro trem bala a marcar 300 km/h é aposentado no Japão

Após 13 anos, 'Shikansen', que nunca teve um acidente fatal, será substituído por uma geração nova de trens

Efe,

01 de março de 2010 | 16h18

O primeiro 'Shikansen' (trem bala japonês) que superou os 300 km/h se despediu neste domingo, 28, após 13 anos, das linhas de alta velocidade para abrir passagem à tecnologia ainda mais moderna de seus sucessores. Centenas de pessoas se reuniram nas plataformas de estação do serviço de alta velocidade da estação central de Tóquio para ver partir, pela última vez, a série 500 do Shinkansen, transformada em símbolo da inovação tecnológica do Japão. Fabricado pela companhia ferroviária Japan Railways West (JR West) em 1996 e 1997, o Shinkansen 500 estreou em março de 1997 para unir os 622 quilômetros entre as cidades de Osaka (centro) e Hakata (sul) em 2 horas e 17 minutos, frente às quase quatro horas que eram necessárias até então. Em novembro daquele mesmo ano ampliou sua linha de Osaka até Tóquio com o serviço "Nozomi" ("Esperança"). Até que apareceu esta série revolucionária, os trens-bala japoneses alcançavam "apenas" 210 km/h, explicou à Agência Efe um porta-voz da JR West. O modelo 500 foi o primeiro trem comercial que chegou ao máximo de 300 km/h, o que o levou a ser inscrito no livro Guinness dos recordes. Com sua linha de corte supersônico e cabine azul e branca, que lembra o de um avião de combate, ganhou vários prêmios de design industrial e uma popularidade que lhe valeu uma legião de "tecchan", como são conhecidos os fãs dos trens no Japão. Desde que se anunciou o fim da atividade deste trem, seus fãs se prepararam para a despedida e chegaram com câmeras na mão à estação de Tóquio, onde tiveram que ser tomadas medidas de segurança especiais para evitar acidentes por causa das aglomerações. No meio de uma grande expectativa, o Shinkansen 500 entrou lentamente na plataforma de estação, ficou parado 13 minutos - durante os quais inclusive os responsáveis da estação se esforçaram para fotografá-lo com seus celulares - antes de se retirar dos trilhos, no meio de flashes, pela última vez. Devido a seu elevado preço, foram produzidos só nove trens da série 500, cada um com 16 vagões. Em sua melhor época este modelo realizava até 16 viagens por dia, mas nos últimos anos, com a entrada dos novos modelos 700 e N700, foram sendo diminuídas pouco a pouco até duas viagens diárias. Entre as características do popular Shinkansen 500 estava seu longo "nariz" bicudo, com 15 metros de comprimento, que fazia com que o trem tivesse menos altura do que o normal, algo que mudou nos modelos seguintes para torná-los mais cômodos. Agora a série 500 será substituída totalmente pela nova série N700 do trem bala, que já realiza desde julho de 2007 os trajetos comerciais da linha Tokaido que une os 552 quilômetros que separam Tóquio de Osaka, a segunda cidade mais importante do Japão.Sem nunca ter sofrido um acidente fatal e com um atraso médio de menos de um minuto, o Shinkansen simboliza a pujança tecnológica do Japão há mais de 40 anos, quando a alta velocidade era um conceito quase utópico na Europa e nos Estados Unidos.

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