Projeto é ''ilusão'', diz especialista

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Por Cristiane Bomfim
Atualização:

Para o consultor na área de transporte público Jorge Hori, a criação da Zona Azul vertical pela Prefeitura de São Paulo não passa de uma ilusão. "Os investidores não têm garantias jurídicas de que poderão explorar o serviço e garantir retorno financeiro", afirma.Para explicar, ele usa como exemplo a garagem construída perto do Hospital das Clínicas, na zona oeste de São Paulo, em iniciativa similar à do prefeito Gilberto Kassab (DEM). "O acordo com a empresa escolhida era de que na área próxima da garagem não haveria estacionamentos ou cobrança de Zona Azul. E não foi isso que aconteceu. Houve competição e o número de flanelinhas tornou o investimento inviável."Apesar das garantias de Kassab de que isso não vai ocorrer, Hori lembra de casos anteriores. "Quem garante que o próximo gestor vai manter as regras?" Outro ponto levantado foi a localização das garagens. "Elas devem ser próximas dos locais em que as pessoas pretendem ir. Estar perto do metrô ou de um terminal de ônibus não é a solução, porque a população não tem essa cultura de trocar de meio de transporte."O presidente da Associação Nacional de Estacionamentos Urbanos, Hélio Cerqueira Júnior, diz que cada vaga criada em um estacionamento vertical custa em média R$ 30 mil, sem o custo do terreno. "Não sei dizer se haveria retorno para os custos de investimentos, que são muito altos."

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