Projeto prevê cobrança de pedágio com cartão em SP

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Por Tiago Dantas
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Um projeto de lei que está em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo prevê que os motoristas possam pagar o pedágio usando cartões de débito ou de crédito. Atualmente, o pagamento só pode ser feito com dinheiro ou por meio do sistema eletrônico Sem Parar. Embora ainda não tenha sido votada, a proposta já causa polêmica.Autor do texto, o deputado estadual Carlos Grana (PT) argumenta que o uso do cartão permitiria que famílias que não têm como pagar as tarifas viajassem com mais frequência. A medida beneficiaria, ainda, quem se perde na rodovia e cai na frente de uma praça de pedágio, "correndo o risco de levar uma multa" por estar sem dinheiro, segundo o deputado, que também é candidato a prefeito de Santo André.DiscordânciasO arquiteto e consultor de tráfego Flamínio Fichmann discorda da proposta. Segundo ele, o pagamento do pedágio deve ser feito da forma mais rápida possível. "Se não for uma operação rápida, vai aumentar a fila de carros e o congestionamento. A medida pode até ajudar alguns, que esqueceram o dinheiro, por exemplo, mas vai prejudicar a maioria."Segundo Fichmann, o modelo mais indicado para o pedágio é o de pagamento eletrônico. "Há estradas na Europa que não têm ninguém na cabine para cobrar."Motoristas também não chegam a um consenso sobre os benefícios do projeto de lei. "Acho que é bom ter uma opção a mais para pagar. Já aconteceu comigo de esquecer de tirar dinheiro antes de sair de casa e parar em posto de gasolina para sacar, o que acho meio perigoso", diz o dentista Maurício Ramos de Almeida, de 38 anos."O pedágio sempre aceitou só o dinheiro. Acho que as pessoas já sabem como é", argumenta o vendedor Roberto Prado, de 41. "Acho que, se permitirem o cartão, mais gente vai querer usar, e o processo vai ficar muito lento."A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), responsável pelos contratos de concessão das estradas, informou que não iria comentar a proposta. O Grupo CCR e a Ecovias, que administram as principais rodovias que abastecem a capital, afirmaram que vão aguardar a manifestação da Artesp. Etapas O projeto de Grana estipula que as concessionárias teriam de deixar disponíveis máquinas que aceitam cartão em pelo menos metade das cabines de cobrança - e as empresas teriam de sinalizá-las. O texto foi aprovado pela Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia no dia 8. Antes, a proposta havia passado pela Comissão de Constituição e Justiça em 13 de junho. Para virar lei, o texto ainda precisa ser votado em plenário e, depois, ser sancionado pelo governador.

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