Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

ProUni chega a recorde de inscritos

Após atraso no início das inscrições, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) chegou ontem a um número recorde: até as 19 horas, o sistema registrava 980.218 candidatos para disputar 123.170 bolsas de estudo, espalhadas por 1,5 mil instituições privadas de ensino superior. No ano passado, foram 822 mil candidatos. O prazo da primeira etapa de inscrições estava previsto para terminar ontem, às 23h59.

Rafael Moraes Moura, O Estado de S.Paulo

26 de janeiro de 2011 | 00h00

No primeiro dia de inscrição pela internet, na sexta-feira passada, estudantes enfrentaram problemas com a senha e lentidão no sistema. Ontem, segundo o Ministério da Educação (MEC), a navegação ocorria sem problemas, mas internautas voltaram a se queixar pelo microblog Twitter. "Que saco esse site do prouni pqp.....tem link "increver-se" dae o cara clica e nao aparece !@#$!@$!@$3 nenhuma pra se inscrever", escreveu Nícolas Batista (@nico1x0). "Poxa, o sistema do ProUni poderia facilitar mais e filtrar por curso né?! Que perereca!", criticou Douglas Lima (@limadoug).

A primeira chamada dos candidatos será nesta sexta-feira. Uma segunda rodada de inscrições deve ocorrer de 21 a 24 de fevereiro para aqueles que não foram chamados ou não concluíram a inscrição.

Para se candidatar às bolsas, os candidatos deveriam ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e obtido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação), além de não ter zerado a redação. E deveriam ter cursado todos os anos do ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral.

Segundo o MEC, as 176 vagas não preenchidas na primeira chamada do Sisu eram voltadas à "política afirmativa" para beneficiar candidatos com deficiência, indígenas e professores da rede pública de educação básica. Entre 13 e 17 de fevereiro, os alunos poderão incluir o nome na lista de espera do Sisu - essas vagas deixam de ser reservadas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.