Purê de feijão

Para fazer as receitas de doce de feijão e empanadas doces e salgadas, é preciso antes preparar o purê com o grão. Como em nossos mercados não encontramos purê enlatado, resolvi procurar alguma solução para abreviar o tempo do leitor. Embora seja a coisa mais fácil do mundo deixar o feijão de molho e depois cozinhá-lo em panela de pressão (com a vantagem de poder congelar o grão cozido sem prejuízos), testei o comprado cozido e embalado a vácuo. Mas, só depois de provar. percebi que ele já vinha com sal e temperos. Para o recheio da empanada salgada funciona, mas, para os doces, não temos alternativa senão levar os grãos à panela. Se por um lado não temos purê pronto, por outro ainda temos muitos tipos de feijão, facilmente encontrados no supermercado, e podemos ir fazendo variações.

O Estado de S.Paulo

28 Março 2013 | 02h10

Ingredientes

1 xícara (chá) de feijão (rosinha, rajado, roxinho, canário, carioca, preto, tanto faz)

1 litro de água

Preparo

1 Lave bem o feijão, escorra, cubra com água fria e deixe de molho até que todos os grãos estejam hidratados (pode ser de um dia para o outro).

2 Escorra e junte mais água para que cubra os grãos, com uns 5 cm acima da superfície, e leve à panela de pressão. Se for feijão-preto, não escorra, apenas complete a água (para que fique bem escuro). Tampe e leve ao fogo alto. Quando a válvula chiar, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos.

3 Desligue o fogo, espere acabar a pressão e só então abra a panela. Se os grãos não estiverem macios, tampe e cozinhe mais um pouco, juntando mais água quente, se precisar.

4 Separe o caldo (mas não o despreze, veja receita no site) e passe os grãos pela peneira, amassando-os com uma colher. O purê tem de ficar liso, sem pele.

5 Para calcular o rendimento: 250g de feijão cru vão dar 750g de feijão cozido e 500g de purê.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.