Puxados no chocolate

Coelho, ravióli, camarão, ?mole? mexicano... todas as receitas salgadas desta página levam o bom cacau. Estranho? Que tal experimentar?

Cíntia Bertolino, O Estado de S.Paulo

02 Abril 2009 | 01h44

O Paladar aproveita esta edição especial para mostrar o outro lado do chocolate: sua afinidade com a culinária salgada. É uma homenagem às origens milenares, quando ele não tinha nada de doce, ao contrário - era consumido por incas e maias na forma de uma bebida apimentada.

Veja todas as receitas dos pratos acima no site do Paladar

A princípio pode parecer estranho, mas prove os pratos aí ao lado.Eles não deixam dúvidas de que chocolate vai bem com coelho, pasta, camarão e os chiles mais picantes.

A seleção começa com o célebre mole mexicano, tradição nas festas e celebrações do país. Ao pé da letra, mole quer dizer "mistura", mas na prática trata-se de uma delicada alquimia entre chiles, cebola, amêndoas, especiarias e chocolate em barra. O desta página, mole almendrado de carretera (foto maior), cobre tortillas que levam um recheio à base de queijo e tem uns segredos que a mexicana Lourdes Hernández (guisandeira@gmail.com) explica. Lourdes, conhecida em São Paulo pelos jantares que promove para pequenos grupos em sua casa, arremata o prato com uma dose de tequila, "para torná-lo mais leve e digestivo".

Outro clássico são os camarões com chocolate, que fazem parte da tradição catalã. Os desta página (foto de cima, ao lado) foram feitos pela chef Daniela Hispagnol, do restaurante Toro (R. Joaquim Antunes, 224, 3085-8484), conforme a receita do livro Cozinha Tradicional Catalã (Editora Nova Fronteira), da escritora Inês Mendonça Petit.

A seleção segue com terrine de coelho com ameixa e chocolate (foto abaixo), preparada pelo Patê Maison (R. Coropé, 51, Pinheiros, 3031-6987), e ravióli de cacau recheado de cordeiro e champignon do Pastifício Pissani (Al. Franca, 1.413, 3081-6847).

PASSO A PASSO

1. Aquecer

Em uma frigideira antiaderente ou chapa, aqueça a tortilla virando dos dois lados até dourar. Não deixe torrar

2. Banhar

Mergulhe a tortilla, com cuidado, numa panela com o mole. Com a ajuda de uma colher, banhe dos dois lados e coloque num prato

3. Rechear

Ponha o recheio no centro da tortilla e dobre com a ajuda de uma colher

4. Finalizar

Acrescente mais mole e tortillas. Salpique cebola, queijo ralado e gergelim a gosto

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.