Quer provar paca? Então prepare o bolso. A carne é boa, mas cara

Só vai dar paca nos próximos dias. Apesar de ser considerada a melhor entre as caças silvestres, é difícil encontrar restaurantes ou açougues que tenham essa carne de pouca gordura e sabor naturalmente adocicado. Mas, na semana que vem, o açougue Porco Feliz vai receber cinco pacas. Então, se você quiser provar, é melhor correr. A paca será vendida inteira, em peças com cerca de 5 kg - como um leitãozinho. O quilo deve custar R$ 200.

Cíntia Bertolino, O Estado de S.Paulo

07 Outubro 2010 | 01h22

A carne vendida no Porco Feliz vem da Cerrado Carnes de Caça, especializada em animais silvestres como cateto, queixada, capivara e cutia.

A empresa fornece quase toda sua pequena produção mensal, cerca de 100 kg, a restaurantes como D.O.M. e Pomodori, em São Paulo, e Amado, em Salvador. "Nossa produção é muito pequena. Criamos os animais de maneira natural, alimentados com frutos e tubérculos, não com ração. Paca gosta de tudo fresco", diz o criador Gonzalo Barquero, da Cerrado, que esteve no Paladar - Cozinha do Brasil, neste ano.

Na próxima semana a paca entra no menu degustação do Pomodori. "A carne é muito saborosa, mas o mais legal é a pele. Ela pururuca como um leitão", diz Jefferson Rueda, do Pomodori.

No dia 18, a Intermezzo, distribuidora de cortes nobres, também começa a vender um lote de carne de paca para o consumidor, por meio de seu televendas. Ela vem de criação em Camaçari, na Bahia, pela EAO - Empreendimentos Agropecuários e Obras S/A, da família Odebrecht.

A Intermezzo terá pernil, paleta e lombo, na mesma peça. Esses cortes não serão vendidos separados. Cada peça tem cerca de 2,6 kg e o quilo custará R$ 290.

Apesar de muito apreciada por seu sabor e baixo teor de gordura (cada 100g tem 124 calorias), a paca é muito cara, pois sua criação exige cuidados especiais no manejo - e licença do Ibama, por ser um animal silvestre.

Onde comprar

Cerrado Carnes de Caça

Tel.: 4254-2004

Intermezzo

Televendas: 2692-4545

Porco Feliz

R. da Cantareira, 306, rua E, box 26, 3315-0180

Paca

Mamífero roedor da família Agoutidae nativo de florestas tropicais, a paca é parente dos preás, capivaras e cutias. Sua criação e comercialização precisa de aprovação do Ibama.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.