Ranger ganha nova frente e mais conforto

Com frente mais alta e invocada, um bom trabalho em suspensões e bancos paramelhorar o conforto e um pequeno ?tapa? na traseira, a Ford Ranger 2005 está pronta. A picape permanece à venda com duas versões de cabine, duas de motor, outras duas de tração e três de acabamento. Seus preços subiram bem pouco, menos de 1% se considerados os modelos que já estavam na tabela e permaneceram na linha 2005.A Ranger mais em conta, XL Cabine Simples a gasolina, custa R$ 39.690. A topo de linha, Limited 4x4 turbodiesel, sai por R$ 88.500. Os motores não mudaram: podem ser 2.3 a gasolina de 145 cv ou 2.8 a diesel, com 132 cv nas versõesXL e XLS e 135 cv na XLT ou Limited. A versão XL, seja qual for o tipo de motor, tração ou cabine, só será vendida por encomenda.Novo estilo: mais na frentePara recriar a grade dianteira da Ranger 2005, mais alta e encorpada, a Ford se inspirou na picape F-150 americana. Agora, faróis e pisca-piscas se parecem com canhões de luz e ficam juntos atrás das lentes (como no Fiesta e noEcoSport). Na traseira, a mudança foi bem pequena: as lanternas mantiveram o formato anterior, receberam lentes fumês e elementos de iluminação circulares. A tampa da caçamba ganhou volume na parte superior, como na Courier. Na lateral chamam a atenção as rodas de liga leve de 16 polegadas das versões XLT e Limited.A versão XL continua com as de 15 polegadas de aço estampado; a XLS também, mas esta tem um novo modelo opcional, também de aço, e 16 polegadas. Os alargadores de pára-lama (só para XLS, XLT e Limited) são maiores e os retrovisores têm desenho mais atual.O empenho da Ford para aumentar o bem-estar resultou em boas suspensões. A nova Ranger mantém conforto razoável mesmo em piso irregular. Ainda não é um carro de passeio, mas chega perto. Na dianteira existem agora molas auxiliares de poliuretano. E a traseira, que utiliza feixes de molas, recebeu peças plásticas entre as lâminas, a fim de diminuir o atrito entre elas. Os quatro amortecedores são mais modernos.Outro ponto revisto foram os bancos, que têm outra concepção e utilizam espumas e revestimentos diferentes. Na versão Limited, são de couro e têm ajustes lombar e de altura ? este ultimo também está na XLT. A picape anterior já trazia dois estágios de amortecimento, o primeiropara trafegar vazio e o segundo, com carga. Na versão 2005, a fábrica diminuiu a diferença de rigidez entre ambos, o que trouxe mais conforto.Quem proteger a Ranger pelo seguro Ford recebe um sistema de rastreamento via satélite grátis (sem custo de equipamento nem manutenção). O dispositivo aumenta a chance de recuperar o veículo e possibilita descontos de até 50%na quantia desembolsada para segurar a picape.A Ranger foi a quarta emvendas entre as picapes médias em 2003. Ficou atrás de GM S10, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier. E terminou a primeira quinzena de julho deste ano em quinto lugar, se bem que por conta da redução da produção da antiga para a chegada da nova.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.