
24 de janeiro de 2010 | 00h00
Segundo o coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros, boa parte dessa aceleração ocorre pela alta de preços dos metais não ferrosos, com destaque para o alumínio que passou de uma deflação de 4,26% em dezembro para alta de 12,74% este mês. Os preços de fios e cabos de cobre tiveram trajetória idêntica: registraram deflação de 3,20% em dezembro e subiram 5,53% este mês.
Já no caso das resinas plásticas e do aço, o IGP-10 ainda não captou os aumentos que estão em curso. De acordo com Quadros, os preços das resinas ainda estão em queda, mas com variação menos negativa, passando de -4,67% em dezembro para -0,95% este mês. Na siderurgia, a variação de preços em dezembro havia sido de 0,04% e teve retração 0,42% em janeiro.
Quadros ressalta que os dados captados pelo IPA-10 cobrem o período muito curto de janeiro ( 10 dias). Ele pondera que ainda é prematuro achar que as pressões de custos vão virar em aumentos de preços.
Encontrou algum erro? Entre em contato