Região ainda tem 22 mil imóveis vagos

Mesmo com o "redescobrimento" do centro de São Paulo nos últimos anos, a região ainda tem exatos 22.087 imóveis vagos, o que representa cerca de 13% do total de casas e apartamentos. O dado, presente no Censo 2010 do IBGE, mostra os entraves e as possíveis soluções para o problema habitacional paulistano - no total, há na capital 712 mil famílias sem moradia, incluindo habitações irregulares como favelas e cortiços.

Rodrigo Brancatelli e William Cardoso, O Estado de S.Paulo

30 Abril 2011 | 00h00

"Esse 13% é um índice alto por causa da infraestrutura que o centro de São Paulo tem, pela acessibilidade, pelo serviço e pela grande oferta de empregos ali", diz a professora Ermínia Maricato, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Paulo (FAU-USP). "A preocupação deveria ser reduzir os deslocamentos de São Paulo, e a ocupação do centro é essencial para isso."

Se for levado em conta todos os distritos da cidade, o número de unidades ociosas pula para 293.621, quase o número total de imóveis de São Bernardo ou São Caetano. Em 2000, eram cerca de 490 mil. O distrito com o maior número proporcional de imóveis vagos atualmente é o Belém, entre o centro e a zona leste, com 19,3%. Depois vem Santo Amaro (18,8%), Barra Funda (18,3%) e Marsilac (16,6%). No oposto estão Jardim São Luís (3,4%) e Jardim Helena (3,5%).

"Justamente os distritos da periferia, onde há menos empregos, são os mais saturados, o que mostra o grande erro do planejamento de São Paulo", diz o urbanista Carlos Meirelles. Segundo ele, a ocupação dos imóveis ociosos do centro é essencial para revitalizar a região. Para isso, a Prefeitura aprovou em 2010 uma lei que estabelece o IPTU progressivo para imóveis vagos. Pela proposta, o dono terá de comprovar o uso do imóvel. Caso contrário, vai pagar um aumento sucessivo de até 15% do IPTU e ainda poderá ser desapropriado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.