Rio inunda ruas de diversos bairros de Caraguatatuba-SP

Ao menos 33 famílias estão desabrigadas em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, devido às chuvas que atingiram a região no último domingo. Suas casas foram invadidas pelas águas do Rio Juqueriquerê, que corta diversos bairros, e moradores estão ilhados sem poder sair de suas residências. Centenas de ruas estão alagadas e o comércio já contabiliza prejuízos.

REGINALDO PUPO, Agência Estado

20 de março de 2013 | 20h09

Segundo a prefeitura, as famílias são provenientes do Morro do Algodão, um dos bairros mais atingidos. Em dois dias o município atendeu cerca de 150 pessoas, que vêm recebendo roupas, cobertores, colchões, materiais de higiene, limpeza e alimentos. As 33 famílias estão abrigadas em um ginásio de esportes no bairro Morro do Algodão. O restante encontrou abrigo em casa de familiares e amigos.

Ainda segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação vem oferecendo refeições às famílias desabrigadas. De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosa de Fátima Rangel França, a prefeitura recebeu diversas doações. "São colchões, cobertores e roupas. Ainda precisamos de bastante coisa, como leite em pó e fralda descartável".

A Defesa Civil de Caraguatatuba informou que em três dias os pluviômetros atingiram o índice de 120mm. Segundo o órgão, só no domingo choveu 113mm. O grande volume de água coincidiu com uma ressaca, que dificultou ainda mais a vazão da água do Rio Juqueriquerê. Os bairros atingidos são Pontal Santa Marina, Morro do Algodão, Porto Novo, Barranco Alto, Travessão e Balneário Golfinho, todos localizados na planície do Rio Juqueriquerê.

São Sebastião. O município vizinho de São Sebastião, que está em estado de calamidade pública desde domingo, está em alerta devido ao risco de desabamento do Morro do Esquimó, localizado em Juqueí. De acordo com o chefe da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, por conta dos riscos, a família de Paulo Sérgio da Silva, que teve sua casa atingida por um deslizamento de terra na terça-feira, foi removida para a residência de um amigo.

Tudo o que sabemos sobre:
chuvasSPCaraguatatubario

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.