
15 de abril de 2013 | 14h45
A ferramenta de buscas mais popular do mundo apresentou formalmente um pacote de concessões aos reguladores europeus, na semana passada, e três pessoas familiarizadas com o assunto disseram na segunda-feira que as medidas poderiam ser aplicadas pelos rivais em um teste de mercado esta semana.
As propostas buscam resolver uma investigação iniciada em novembro de 2010 e evitar uma multa que pode chegar a 5 bilhões de dólares, caso seja descoberto que a empresa tenha violado regras da UE.
"É possível que o teste de mercado comece esta semana", disse uma das fontes, que não quiseram ser identificadas devido à delicadeza da questão.
O porta-voz para a política de concorrência da Comissão Europeia, Antoine Colombani, não quis comentar. O porta-voz do Google, Al Verney, disse que a empresa continua trabalhando em cooperação com a agência antitruste da UE.
Os queixosos contra o Google incluem a Microsoft, serviços de mapas online, pequenas ferramentas de busca rivais em toda a Europa, editoras, sites de viagens on-line, tais como TripAdvisor e Expedia e sites de comparação de preços.
Nem a Comissão nem o Google deram detalhes das propostas. Mas as pessoas próximas ao assunto disseram à Reuters que podem incluir a rotulagem pelo Google de seus próprios serviços para diferenciá-los dos rivais, e também impor menos restrições aos anunciantes.
Adversários do Google já indicaram que a rotulagem não vai resolver as suas preocupações.
Quaisquer concessões do Google aceitas pelos reguladores serão válidas por cinco anos na Europa, e serão controladas por um administrador para assegurar seu cumprimento, contou uma das fontes.
Os rivais também poderiam destacar informações confidenciais, como endereços, números de telefone, horário de funcionamento e comentários que eles não querem que o Google use.
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