SAIBA MAIS-Conheça os 10 últimos ganhadores do Nobel da Paz

A presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, sua compatriota Leymah Gbowee e a ativista iemenita Tawakul Karman ganharam o Prêmio Nobel da Paz de 2011 nesta sexta-feira.

REUTERS

07 de outubro de 2011 | 08h31

Veja a lista dos últimos 10 vencedores:

2011 - As liberianas Ellen Johnson-Sirleaf e Leymah Gbowee e a iemenita Tawakul Karman "pelos direitos das mulheres em ter participação total no trabalho de construção da paz."

2010 - Liu Xiaobo "pela sua luta longa e não-violenta pelos direitos humanos fundamentais na China."

2009 - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pelos esforços em fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos.

2008 - O ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari pelo trabalho pela paz em lugares desde a Namíbia até o Kosovo.

2007 - O ex-vice-presidente dos EUA Al Gore e o Painel Intergovernamental pela Mudança Climática por levantarem a consciência sobre os riscos das mudanças no clima.

2006 - O professor de economia de Bangladesh Muhammad Yunus e o Banco Grameen, de Bangladesh, pelo trabalho para acabar com a pobreza por meio das "microfinanças".

2005 - A Agência Internacional de Energia Atômica e seu presidente Mohamed ElBaradei por combaterem a propagação de armas nucleares.

2004 - A ambientalista queniana Wangari Maathai pelo movimento dela para promover o plantio de dezenas de milhões de árvores.

2003 - A advogada de direitos humanos iraniana Shirin Ebadi pelo trabalho dela em defender os direitos humanos e promover democracia no Irã.

2002 - O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter por anos de trabalho ajudando a resolver conflitos em lugares do Oriente Médio à Coreia do Norte, Haiti e Eritreia.

(Reportagem de David Cutler)

Mais conteúdo sobre:
NOBELPAZSAIBAMAIS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.