Sala raspa cabelo em homenagem a amigo com câncer

Em um gesto coletivo de apoio a um colega que faz tratamento contra um câncer, estudantes do ensino médio de uma escola de Governador Valadares (MG), decidiram raspar o cabelo. Arthur Gonçalves, de 17 anos, foi surpreendido na última segunda-feira ao chegar para aula no Colégio Genoma, onde cursa o terceiro ano. Ao entrar na sala, se deparou com todos os alunos do sexo masculino, bem como o professor, com os cabelos raspados.

EDUARDO KATTAH, Agência Estado

03 Junho 2011 | 21h07

Gonçalves estava em Belo Horizonte, onde se submeteu às primeiras sessões de quimioterapia - que levaram à perda do cabelo. Um amigo de infância, Lucas Avelino, aproveitou sua ausência e mobilizou os colegas para o gesto solidário. Tanto o corte coletivo de cabelos quanto a recepção a Gonçalves foram registrados em vídeo. Até hoje, em quatro dias, o vídeo "Quer saber o que é a amizade?", postado na internet, foi visto mais de 59 mil vezes.

"Fiquei até sem palavras", comentou o adolescente sobre a homenagem, que ganhou destaque na cidade. Gonçalves foi diagnosticado com sarcoma de Ewing, uma forma rara de câncer nos ossos que atinge principalmente crianças e adolescentes. Segundo familiares, o câncer foi descoberto por acaso numa ida do adolescente ao cabeleireiro. No fim do ano, ele pretende prestar vestibular para Engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.