Asmaa Waguih/Reuters
Asmaa Waguih/Reuters

Saúde de Hosni Mubarak piora e ele recusa tratamento, diz jornal

Especulações sobre condições do ex-presidente do Egito aumentaram após cirurgia na Alemanha

Reuters

15 de fevereiro de 2011 | 13h11

CAIRO - A saúde do ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, de 82 anos, está se deteriorando e mesmo assim ele se recusa a viajar para o exterior para receber tratamento médico, informou nesta terça-feira, 15, o diário Asharq al-Awsat, de propriedade de um saudita.

Uma fonte militar disse que Mubarak estava "respirando", mas não quis dar detalhes sobre sua condição. Outra fonte egípcia, que era próxima da Presidência afirmou que o ex-presidente, derrubado na semana passada após ficar 30 anos no poder, "está bem".

"O que é certo é que seu estado de saúde está piorando drasticamente. Além disso, há informação de que ele se recusa a receber o necessário tratamento médico", assinalou o jornal em sua edição online, citando como fonte um ex-alto funcionário da segurança egípcia ligado ao alto comando militar do Egito.

A notícia do Asharq al-Awsat diz que Mubarak se recusou a viajar para a Alemanha para tratamento. Ele passou por uma cirurgia na vesícula biliar no ano passado, na Alemanha, e depois disso os rumores sobre sua saúde se tornaram frequentes.

"Mubarak se recusa a isso (viajar para o exterior)", diz o jornal, citando sua fonte. "Ele pediu àqueles que o cercam que lhe permitam morrer em seu país, e acredito que isto seja apenas questão de tempo." Em seu discurso final à nação, quando ainda se agarrava ao poder, Mubarak afirmou que iria morrer no Egito.

As especulações sobre sua saúde vêm aumentando e incluem relatos de que ele teria morrido. Mas diplomatas árabes, entre os quais um egípcio, disseram não ter ouvido nada sobre a morte de Mubarak.

Tudo o que sabemos sobre:
EgitoMubaraksaúdeprotestos no Egito

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.