Secretário diz que 70 construções foram demolidas

De acordo com o secretário municipal da Segurança Urbana, Edsom Ortega, que também é coordenador da Operação Defesa das Águas, foram demolidas mais de 70 construções na região. A maior parte estava no início de construção e há outras 493 notificadas, parte já enquadrada em crime ambiental. "Todas as semanas realizamos desfazimentos e notificações", disse Ortega. "Com o plano de remoção ampliado, em função dos alagamentos, as remoções mencionadas serão consideradas e abrangidas no referido plano com diferentes soluções de moradia, conforme cada caso", completou.

Eduardo Reina, O Estadao de S.Paulo

18 Dezembro 2009 | 00h00

A Subprefeitura de São Miguel Paulista informou que denúncias feitas em 2007 levaram à ação com o Estado que resultou na criação do Comitê de Coordenação Local da Defesa das Águas da subprefeitura. Antes do comitê, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente já havia feito 427 intimações na área conhecida como Cotovelo do Pantanal.

As ações contra invasões foram impedidas de ser prosseguidas em fevereiro de 2008, quando movimentos sociais conseguiram duas liminares que impediram desalojar famílias. Por causa das liminares, a fiscalização foi interrompida e retomada em setembro de 2008, com a queda de liminar. Independentemente das ações, a área é de utilidade pública para fins de desapropriação para criação de parque.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.