Semana deve ter queda brusca de temperatura

A semana do Meio Ambiente, comemorada a partir de hoje até sexta-feira, será marcada pela queda brusca de temperatura e um alerta sobre os riscos dos termômetros em baixa. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada de uma massa polar deve trazer o recorde de frio do ano. Na Serra da Mantiqueira, a marca deve ser de 1 grau negativo. Os especialistas alertam que o impacto deve ser direto na saúde da população.

AE, Agencia Estado

01 Junho 2009 | 09h20

?A mudança é característica da estação, já que o fim do outono e o começo do inverno se aproximam (o início da estação é no dia 21)?, afirma a meteorologista do Inmet, Ester Ito. ?No último dia 17, a capital teve a temperatura mais baixa do ano, 12,2 graus. A taxa, provavelmente, deve ser ultrapassada, em especial a partir de terça-feira.? Pesquisa divulgada no mês passado pelo Laboratório de Poluição da USP evidenciou que as mudanças bruscas características do outono reproduzem os efeitos mais nocivos do aquecimento global.

Para os ambientalistas, a mudança repentina da temperatura é resultante, também, da briga travada pelo homem contra o meio ambiente. Isso porque, os extremos de frio e calor são agravados com a emissão de poluentes e também com a ocupação irregular do asfalto em áreas verdes. Toda essa contribuição nociva estará em foco a partir de hoje, por meio de shows, trilha de caminhada e exposição de produtos com pneus reciclados - alguns dos eventos realizados em São Paulo para comemorar a semana temática do meio ambiente .

As atividades são gratuitas. O início está previsto para hoje, às 12 horas, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, com show de cem jovens integrantes da ONG Meninos do Morumbi. Parceiros de movimentos sociais entregarão 3 mil sementes de árvores aos espectadores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mais conteúdo sobre:
Ambienteclima

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.