Seres vivos e (há quem diga) de fé

Um dos produtores que é referência na região e entre vinícolas biodinâmicas. A Trousseau lembra a Pinot Noir pela coloração delicada e aromas florais e de frutas vermelhas frescas. Apenas os taninos mostram maior vigor que

O Estado de S.Paulo

07 Agosto 2014 | 02h08

a casta borgonhesa.

DOMAINE TISSOT TROUSSEAU SINGULIER 2012

Jura / França

R$ 110 (De la Croix)

Mesmo nesse nível de entrada

é possível a marca mineral dos grandes vinhos de Chablis.

A fruta aparece de forma contida e elegante (pera e jambo), pouco lembrando exemplares do

Novo Mundo.

DOMAINE SAINTE CLAIRE CHABLIS 2012

Chablis / França

R$ 160 (Zahil)

A forma mais simples de entender a biodinâmica é pensar o vinhedo como um ser vivo autossuficiente. Daí decorre a importância da biodiversidade para manter o equilíbrio da propriedade e evitar o ataque de doenças, que seriam fruto de um desequilíbrio naquele ambiente.

Os ciclos lunares guiam os trabalhos nos vinhedos e adega, e alguns preparados de minerais podem ser aplicados nas videiras ou enterrados no solo dentro de chifres bovinos. Esses compostos atuam como ativadores do metabolismo e sistema imunológico da planta, segundo a filosofia. Na vinícola, as leveduras são apenas as que estão nas uvas e no ambiente e nenhum tratamento com produtos comerciais pode ser aplicado. A certificação é emitida pelo instituto Demeter, mas muitos produtores dizem que é mais uma questão ideológica que comercial e preferem não se submeter ao certificado.

Não por acaso, tem gente que gosta de definir a agricultura biodinâmica como uma mistura de astrologia, homeopatia e fé.

Os melhores biodinâmicos são vinhos mais complexos e profundos, com acidez que os faz parecer vivos na boca. Costumam ter a textura mais delicada e alguma turbidez, e em geral possuem mineralidade. O grande berço dos produtores biodinâmicos é a França, especialmente Jura, Champagne, Loire e Borgonha.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.