Setembro: 'Marolinha', fogos, Renault, internet em campanha

.

AE

26 Dezembro 2009 | 12h59

PIB indica saída do Brasil da recessão

A economia brasileira cresce 1,9% no segundo trimestre deste ano na comparação com o primeiro trimestre. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado no dia 11 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma que o Brasil saiu da recessão técnica. O PIB é a produção de bens e serviços no País. Em relação ao segundo trimestre de 2008, no entanto, o PIB brasileiro teve queda de 1,2%.

 

No primeiro semestre de 2009, o PIB caiu 1,5% ante o mesmo período de 2008. Por setores, o PIB da indústria apresentou expansão de 2,1% no período entre abril e junho de 2009 em relação ao trimestre anterior. Na mesma base de comparação, o PIB da agropecuária registrou queda de 0,1% e o PIB do setor de serviços teve expansão de 1,2%. A expansão do PIB no segundo trimestre mostra que o País deixou o período de recessão técnica, quadro que se estabeleceu com a queda de 1,0% (revisado) do PIB no primeiro trimestre após já ter amargado uma retração de 3,4% (revisado) no período de outubro a dezembro de 2008.

 

Estatisticamente, configura-se um quadro de recessão técnica em uma economia quando ela apresenta variação negativa por dois trimestres consecutivos. No que se refere à comparação com o mesmo período do ano passado, a queda do PIB está atrelada à forte base de comparação no ano passado. No segundo trimestre de 2008, o PIB havia crescido 1,60% ante o primeiro trimestre e 6,20% na comparação a idêntico período de 2007. Há que se lembrar que o ponto mais agudo da crise internacional, que contaminou a economia real a partir da quebra de confiança no setor bancário por meio do corte de crédito para o setor produtivo, deu-se a partir de 15 de setembro de 2008, com a quebra do banco investimento Lehman Brothers. Tanto que, no terceiro trimestre do ano passado, a economia brasileira cresceu 1,80% em relação ao trimestre anterior e 6,80% na comparação anual. Os efeitos da crise se fizeram presentes mesmo só no quarto trimestre do ano passado e no primeiro deste ano.

 

Loja de fogos explode e mata 2 em Santo André

 

 

Duas pessoas morreram e 12 ficaram levemente feridas depois da explosão de uma loja de fogos de artifício, em Santo André, no ABC Paulista. Um quarteirão inteiro da Vila Pires, bairro de classe média, ficou arrasado, deixando ao menos cem pessoas desalojadas. Peritos atribuíram a explosão a uma pane elétrica. A loja funcionava irregularmente. O proprietário do local, Sandro Luiz Castellani, negou que manuseasse explosivos ou possuísse quantidade do produto acima do permitido. No momento da explosão, segundo disse à polícia, havia 50% da quantidade de produtos permitidos pela Polícia Civil. Ele responde ao processo em liberdade.

 

Chuvas provocam mortes e deixam desabrigados

As chuvas voltaram castigar várias partes do País no mês de setembro, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. O forte temporal do dia 8 de setembro parou a maior cidade brasileira. Oito pessoas morreram na Grande São Paulo, entre elas três crianças, vítimas de deslizamentos de terra. Após quatro anos, o Rio Tietê volta a transbordar. Os congestionamentos chegaram à marca recorde de 160 quilômetros de extensão. Quarenta por cento dos voos nos aeroportos de Congonhas e de Cumbica, em Guarulhos, registraram atrasos. No Sul, também houve ventos fortes, de mais de 100 km/h. Sete pessoas morreram em SC e no RS. Quase cinco mil pessoas ficaram desabrigadas. Em Porto Alegre, o lago Guaiba chegou a transbordar. Em Estrela e Lajeado, o Rio Taquari ficou 11 metros acima do nível normal.

 

Internet livre durante campanha eleitoral

Após idas e vindas no Congresso, a Câmara aprova, menos de duas horas depois de ter recebido o texto do Senado, a minirreforma eleitoral. No texto, os deputados mantêm a internet livre durante as campanhas eleitorais, sem limites à atuação de sites jornalísticos, blogs e páginas pessoais no período da disputa, desde que assegurado o direito de resposta aos candidatos ofendidos. O anonimato nas matérias jornalísticas feitas para a grande rede fica proibido com a minirreforma. Ao sancionar a lei, validando-a para as eleições de 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva derruba algumas restrições mantidas pelo Congresso com relação à web. Lula abole a exigência de que a internet tivesse as mesmas regras definidas para TVs e rádios na realização de debates eleitorais. E mantém o item que permite doações ocultas a partidos políticos.

 

Farsa da Renault provoca escândalo na F1

 

 

A Fórmula 1 viveu em setembro um dos maiores escândalos de seus 50 anos de existência. A Renault armou uma farsa no GP de Cingapura de 2008, provocando um acidente proposital do brasileiro Nelsinho Piquet para favorecer a vitória do outro piloto da equipe, o espanhol Fernando Alonso. A denúncia foi do próprio Nelsinho Piquet, em represália por ter sido demitido pela Renault. O brasileiro revelou ter sido pressionado pelos dois principais diretores da equipe, o italiano Flavio Briatore e o inglês Pat Symonds, a bater seu carro em determinada curva do circuito de Cingapura, o que obrigaria a entrada do safety car na pista. Emtre os dias 16 e 21, a FIA adverte a Renault, afasta Symonds por cinco anos da Fórmula 1. E bane Briatore do automobilismo.

 

Brasil se envolve na crise política de Honduras

A crise política em Honduras toma rumos inesperados com o retorno secreto do presidente deposto do país, Manuel Zelaya, no dia 21 de setembro. Zelaya pedeu abrigo à Embaixada do Brasil, o que o deixa numa situação sem precedentes, já que não estava pedindo proteção para deixar o país, mas sim para permanecer nele. O presidente interino Roberto Micheletti, pede que o Brasil entregue Zelaya à Justiça e decreta toque de recolher. Apesar disso, um dia depois da volta de Zelaya, milhares de seus simpatizantes entram em choque com as forças de segurança hondurenhas e duas pessoas morrem. O chanceler brasileiro Celso Amorim acusa o governo interino de manter a embaixada brasileira em estado de sítio e de descumprir a Convenção de Viena.

 

Michael Jackson é sepultado 70 dias após sua morte

Foram 70 dias de discussão até que a família de Michael Jackson chegasse a um acordo sobre o local de sepultamento do astro, que ocorreu em 3 de setembro no cemitério Forest Lawn Memorial Park, perto de Los Angeles, com a presença de familiares e amigos. Uma ala dos Jackson queria que o túmulo ficasse em Neverland, a cidade-temática onde ele viveu por 8 anos e que foi vendida em 2008 para quitar dívidas. Outra ala defendia um lugar mais seguro para impedir ataques dos fãs. Venceu a segunda.

 

CRONOLOGIA

1 - Morte de uma estudante de 17 anos, atingida por um tiro numa ação policial, gera protestos na Favela de Heliópolis, em SP.

2 - O ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) é eleito membro da Academia Alagoana de Letras, mesmo sem nunca ter publicado um livro.

3 - O governo anuncia que vai financiar, via BNDES, cerca de 60,4% do projeto do Trem de Alta Velocidade, avaliado em R$ 34,626 bilhões.

4 - A russa Yelena Isinbayeva, o etíope Kenenisa Bekele e a norte-americana Sanya Richards dividem o prêmio de US$ 1 milhão na Golden League de Atletismo.

5 - Com uma grande vitória por 3 a 1 sobre a rival Argentina, a seleção brasileira garante classificação antecipada para a disputa da Copa de 2010, na África do Sul.

6 - A seleção brasileira masculina de basquete derrota Porto Rico na final e conquistou o título da Copa América.

8 - O Tribunal Superior Eleitoral confirma a cassação do mandato do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e de seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS), por irregularidades durante a campanha de 2006.

9 - A Câmara aprova Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria 7.709 novas vagas de vereador. O País tem hoje 51.748 parlamentares municipais.

* A seleção brasileira ganha do Chile por 4 a 2, em Salvador, e mantem a liderança das Eliminatórias da Copa.

10 - Aberta no Rio a 14ª Bienal Internacional do Livro, maior evento literário do Brasil.

11 - As brasileiras Juliana e Larissa conquistaram o título do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

13 - O piloto brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn GP, vence o GP da Itália de Fórmula 1.

*Após ficar aposentada por dois anos, a tenista belga Kim Clijsters volta a jogar e, um mês depois, conquista o título do US Open.

14 - O tenista argentino Juan Martin del Potro desbanca o suíço Roger Federer na final e conquista o título do US Open.

* Morre o ator americano Patrick Swayze, famoso por sua participação nos filmes "Dirty Dancing" e "Ghost, depois de travar batalha contra um câncer no pâncreas. Ele tinha 57 anos.

15 - O jornalista iraquiano Muntadhar al-Zeidi, que atirou seus sapatos no então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em 2008, é libertado em Bagdá e denuncia ter sido torturado enquanto esteve no cárcere.

16 - A JBS Friboi se torna a maior empresa de processamento de proteína animal do mundo. Com a aquisição nos Estados Unidos da Pilgrim's Pride e a associação com a Bertin SA, o grupo supera a americana Tyson Foods.

17 - O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, é indicado pelo presidente Lula para ocupar uma das cadeiras do Tribunal de Contas da União.

22 - Falecem a roteirista Andrea Maltarolli ("Malhação"/"Beleza Pura") e Dirce Migliaccio, 1ª Emília do "Sítio do Picapau Amarelo".

24 - Pesquisadores descobrem vacina experimental que reduz em 31,2% riscos de infecção pelo HIV.

25 - O Irã revela a construção de uma segunda usina de enriquecimento de urânio e recebe críticas de vários países, principalmente dos EUA, que colocam em dúvida as reais intenções do programa nuclear iraniano.

27 - A chanceler alemã Angela Merkel conquista um segundo mandato. Seu partido, a União Democrata Cristã (CDU) e a União Social Cristã (CSU), da Baviera, obtiveram a maioria dos votos.

*O piloto inglês Lewis Hamilton, da McLaren, vence o GP de Cingapura de Fórmula 1.

* A seleção brasileira feminina de basquete conquista o título da Copa América, garantindo vaga no Mundial de 2010.

28 - A equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, anuncia que a ministra Dilma Rousseff, está curada do linfoma e que está liberada para levar vida normal.

30 - O Senado aprova a indicação do ex-advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

FRASES

"Este País estava muito mais preparado (para a crise) do que os Estados Unidos e União Europeia , porque o povo fez sacrifício." ( Do presidente Lula, ao comentar o crescimento de 1,9% do PIB no 2º trimestre em comparação ao 1º trimestre).

"Estava emocionalmente muito frágil, por isso concordei em atender ao pedido de Flavio Briatore e Pat Symonds de comprometer minha corrida para ajudar a equipe." (De Nelsinho Piquet, ao justificar sua participação na farsa do GP de Cingapura de 2008).

"A cidade está preparada para enfrentar as enchentes." (De Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, ao responder críticas sobre o corte no orçamento da limpeza pública)

"Ele que saia do armário tranquilo, pois nós defendemos todos os homossexuais, assumidos ou enrustidos." (De Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, ao responder ao governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli que na véspera havia chamado o ministro de "veado" e "fumador de maconha")

"Deixou crescer a barba, como Fidel." (De Hugo Chávez, presidente venezuelano, fazendo brincadeira com o visual do rei Juan Carlos I da Espanha).

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.