Seu restaurante é um sucesso? Mude tudo

CHICAGO

02 de março de 2011 | 17h50

 

No mês que vem, Grant Achatz vai abrir um restaurante em Chicago que, se tudo sair de acordo com os planos, poderá ser o mais difícil, efêmero e estressante da história da culinária. "Minha ideia de diversão parece ser mais trabalho", diz ele, que continuará à frente do aclamado Alinea.

Quando seu novo empreendimento, o Next, servir os primeiros clientes, em 1º de abril, seu menu será minuciosamente reproduzido do repertório francês clássico: foie gras inteiro assado em brioche, sopa de tartaruga com Madeira, pato prensado no molho do próprio sangue e medula, como servido no Tour d’Argent por mais de 200 anos.

Esses pratos, que Achatz vem refinando há um ano, serão servidos por três meses no máximo. Depois, tudo muda por outros três meses; e depois muda de novo, por mais três. Só para fixar para si mesmo uma meta um pouco alta, e tornar mais estimulante o processo criativo, cada menu do Next será extraído de um lugar e época diferentes.

Assim, em vez de se basear em receitas concretas de culinária japonesa ou peruana, a cozinha do Next evocará conceitos mais abstratos: Kyoto na primavera, Palermo em 1949, Hong Kong num longínquo 2036. Um menu pode ser estabelecido em torno de um dia - digamos, Napa Valley em 28 de outubro de 1996, dia em que Achatz começou a trabalhar no The French Laundry.

Hoje, aos 36 anos, o chef está no topo de sua profissão e viu realizada a ambição de uma vida, com o Alinea contemplado com a terceira estrela Michelin.

A ideia do Next surgiu em 2007, quando Achatz sentiu a proximidade da morte. Ele soube que tinha uma forma avançada de câncer bucal. Os médicos disseram que amputariam sua língua. Atordoado, preparou um jantar de peito de pato selado, cogumelo, ervilha e molho.

Nick Kokonas, seu sócio e amigo, numa injeção de otimismo disse a Achatz que em torno daquele tipo de prato, forte e simples, criariam um novo restaurante quando ele se recuperasse. Achatz achou que o desafio não era suficiente: ele estaria entediado três meses depois.

"Então, a cada três meses mudamos tudo", determinou Kokonas, tomado de entusiasmo e emoção.

 

Onde fica

NEXT - 955 W. FULTON MARKET, CHICAGO.

Tudo o que sabemos sobre:
ChicagoGrant AchatzPaladarNext

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.