Sistema de pagamentos é avaliado como ''espetacular''

Representante de bancos internacionais elogia tecnologia de pagamentos

, O Estadao de S.Paulo

30 Outubro 2009 | 00h00

A avaliação é da diretora executiva da Florida International Bankers Association, Patrícia Roth: "É espetacular".

Ao perceber o sotaque português às primeiras palavras pronunciadas em inglês, a telefonista da Florida International Bankers Association passa a falar em português sem sotaque. A presença de brasileiros no quartel general de uma das principais entidades de bancos dos Estados Unidos dá uma ideia da crescente influência que as soluções descobertas pelo domínio tecnológico do sistema financeiro nacional vão alcançando no mundo.

Mas há muito mais. Naquela agremiação de bancos, a maior fã dos serviços financeiros prestados no Brasil é a própria diretora geral, a americana Patrícia Roth - ela mesma fluente em português -, máxima encarregada da organização da assembleia anual da Federação Latino Americana dos Bancos (Felaban), em Miami.

EXEMPLO

"O que está ocorrendo no Brasil em torno do sistema DDA é simplesmente espetacular, um grande exemplo para o mundo", disse Patrícia em entrevista por telefone. "Em matéria de tecnologia, os bancos brasileiros sempre estão na frente das instituições dos outros países. Temos muito para aprender". Ela espera um grande índice de atenção dos participantes da assemblEia às exposições que serão feitas por técnicos brasileiros a respeito do desenvolvimento e implantação do DDA.

"Tanto para a banca como para os clientes, o modelo colaborativo que se conseguiu formatar no Brasil, com os bancos presentes numa mesma câmara de compensação mantida por eles próprios, é benéfico para todos", define.

"Não tenho dúvida que esse modelo será muito contemplado e até mesmo implantado por outros países, porque quem não fizer o mesmo vai ficar irremediavelmente para trás".

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.