Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Site permitirá cálculo rápido

O secretário de Finanças, Walter Aluisio de Morais, afirmou ontem que estuda colocar uma ferramenta no site da Prefeitura (www.capital.sp.gov.br) para que o contribuinte possa calcular o novo valor do IPTU, com base nas informações do projeto de lei enviado à Câmara. O motivo é que a fórmula de cálculo do imposto é complexa, pois leva em conta uma série de tabelas.

, O Estadao de S.Paulo

20 de novembro de 2009 | 00h00

O IPTU é cobrado anualmente, com alíquotas entre 0,8% e 1,6% do valor venal do imóvel. O cálculo do valor venal é feito com base no preço do metro quadrado do terreno e do metro quadrado da área construída - são os dois itens que a Prefeitura pretende mudar. Além disso, é preciso considerar a idade do imóvel e o local em que ele está localizado em cada quadra.

Mesmo antes de a Prefeitura criar a ferramenta de consulta, a internet já está sendo usada por contribuintes atentos ao aumento do tributo. O site da Bolsa de IPTU (www.bolsadeiptu.com.br), que permite a compra e venda de créditos para desconto na taxa, tem recebido maior volume de consultas e operações. Das 10 mil operações já realizadas neste mês, 7 mil foram apenas nesta semana, após a divulgação do aumento do imposto.

Os créditos para abatimento do IPTU são obtidos por meio da Nota Fiscal Eletrônica, que pode ser exigida por consumidores de serviços na cidade. O desconto no imposto pode ser de até 50%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.