Situação em Anapu, no PA, permanece tensa

A situação permanece tensa em Anapu, no sudoeste do Pará, onde trabalhadores rurais do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança mantém, desde a semana passada, um bloqueio na estrada para impedir o trânsito de madeireiros que exploram ilegalmente a floresta do assentamento.

PEDRO DA ROCHA, Agência Estado

18 de janeiro de 2011 | 00h17

O policiamento já foi reforçado na região, e agentes de Belém, Marabá e Altamira foram enviados para o local. Amanhã, acontecerá uma reunião no local, com a presença da superintendente do Incra de Santarém, Cleide Antonia de Souza.

Os assentados propuseram a colocação de guaritas de segurança nas entradas do assentamento, para coibir a invasão da área por madeireiros. A medida já foi tomada em outro assentamento de Anapu.

Na semana passada, após pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria de Segurança Pública do Pará enviou homens da Polícia Militar para o local. Eles chegaram a apreender um caminhão carregado de toras retiradas ilegalmente, mas não efetuaram nenhuma prisão. Após a saída da PM, de acordo com informações da Comissão Pastoral da Terra, os madeireiros voltaram ameaçar os assentados.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.