Sobe taxa de visto para EUA a partir desta sexta-feira

O visto para os Estados Unidos custa mais caro a partir desta sexta-feira. Um comunicado da Embaixada dos EUA em Brasília informa que a autorização norte-americana para viagens de turismo, negócios, intercâmbio, trânsito, tripulantes e jornalistas aumentou de US$ 140 para US$ 160.

EQUIPE AE, Agência Estado

13 Abril 2012 | 12h37

Conforme a nota da embaixada, o reajuste pretende cobrir despesas existentes com "processamento de vistos por meio da arrecadação das taxas de solicitação". O comunicado informa ainda que o reajuste possibilita a ampliação "das instalações no exterior, bem como a contratação de mão de obra qualificada para atender à demanda de vistos".

No acumulado até março, foram concedidos 296.637 vistos em todo o País, aumento de 56% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Foram 136.078 vistos em São Paulo, 93.841 no Rio de Janeiro (o maior crescimento registrado, de 106% sobre igual período de 2011), 41.459 em Brasília e 25.259 no Recife. Os dados foram divulgados no início deste mês pela embaixada norte-americana.

O tempo de espera para a obtenção do documento é de sete dias em Brasília e Rio de Janeiro, de 15 dias em Recife e de 35 dias em São Paulo.

A presidente Dilma Rousseff visitou os EUA no começo desta semana e, à ocasião, foi anunciada a criação de mais dois consulados no Brasil - em Porto Alegre e em Belo Horizonte.

Mais conteúdo sobre:
EUAvisto

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.