Sorocaba-SP terá jardim botânico de R$ 5 milhões

A Prefeitura de Sorocaba (SP) vai investir R$ 5 milhões para criar um jardim botânico na cidade, anunciou hoje o prefeito Vitor Lippi (PSDB). O espaço terá uma área de 100 mil metros quadrados de plantas para estudo, pesquisa e documentação do patrimônio florestal da região. "Esse será mais um espaço do roteiro educador da cidade", disse o prefeito.

JOSÉ MARIA TOMAZELA, Agência Estado

21 Setembro 2010 | 19h12

O projeto será desenvolvido em três fases. A primeira, prevista para o final de 2011, prevê a construção de portaria, lago, viveiros e palacete de cristal, além da infraestrutura para visitantes. Nos anos seguintes serão instalados herbário, borboletário, jardins temáticos, anfiteatro e auditório.

O município terá de desapropriar um terreno de 70 mil metros quadrados na zona leste da cidade, parcialmente ocupado por mata e vizinho de uma área pública. O projeto prevê a recuperação ambiental da localidade.

Na construção do parque, será utilizada madeira legalizada, telhas brancas, energia solar e sistema de captação e reaproveitamento de água. A equipe responsável pelo projeto visitou os jardins botânicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e o Parque Inhotim, de Brumadinho (MG). O parque será filiado à Rede Brasileira de Jardim Botânico, criada em 2001 para fomentar o intercâmbio de conhecimento entre as instituições e que conta com 34 membros.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.