SP terá 1ª ação de limpeza de movimento internacional

O bairro do Brás, na região central de São Paulo, recebe no próximo domingo uma ação do Movimento Limpa Brasil Let''s do it!, a primeira a ser realizada na capital paulista. O projeto, que nasceu na Estônia e chega ao Brasil após passar por mais de 20 países, pretende incentivar a mudança de atitude do brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo.

AE, Agência Estado

06 Outubro 2011 | 15h43

A previsão é de que o movimento realize ações no Brasil durante os próximos dez anos. Na primeira fase do projeto, entre 2010 e 1012, serão feitas principalmente grandes ações de mobilização para a limpeza das cidades.

O Brás, segundo a organização, foi a região escolhida para a ação-piloto, pois sofreu com sérios problemas de acúmulo indevido de lixo em seus espaços públicos nos últimos anos. Mensalmente, eram recolhidas em média 5.500 toneladas de resíduos não orgânicos das ruas da região. Após um trabalho de educação ambiental realizado pela subprefeitura da Mooca, o número chega atualmente a 3.000 toneladas, mas os organizadores ainda consideram o índice alto.

Em outras cidades, como Campinas, Brasília, Goiânia e Rio de Janeiro, o movimento informa já ter contribuído para a retirada de mais de 650 toneladas de resíduos do espaço público e da natureza. Os materiais recicláveis recolhidos durante a ação serão enviados às cooperativas de catadores que já atuam nas cidades. O lixo orgânico ficará sob a responsabilidade do serviço público de recolhimento.

Mais conteúdo sobre:
lixo limpeza Lets do it São Paulo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.