Para quem passa muito tempo no trabalho, a mesa pode se tornar uma sala de estar: porta-retratos, objetos decorativos, plantas, livros e até bonbonnières com guloseimas. Mas cuidado: sua mesa profissional pode revelar muito sobre você.
Segundo a consultora de imagem corporativa Renata Mello, é natural que as pessoas queiram criar uma atmosfera de conforto, com itens de gosto pessoal. O pecado é o excesso. "Na medida certa, brinquedinhos podem passar a ideia de criatividade." Outra dica: "Trabalho não é lugar de expor a vida íntima em fotos. E o cuidado é maior para quem divide baias ou tem uma profissão formal."
Especialistas dizem que a mesa cheia de livros e papeis não é, necessariamente, desorganizada. "Depende do tipo de trabalho", diz a home organizer Ingrid Lisboa. "Mas volume de trabalho também não é sinônimo de bagunça."
Ingrid recomenda ter em cima da mesa só as ferramentas essenciais para a rotina do momento. "O que não for usar mais, guarde ou descarte."
Sucesso: objetos vermelhos
Criatividade: livros e artigos decorativos
Amigos: telefone, agendas
Relacionamento: projetos e contratos
Trabalho: o computador
Espiritualidade: livros, material de consulta
Família: fotos e plantas
O que significa...
Pilhas de papeis e
livros: demonstram desorganização e desleixo. Organize-os em pastas
Decoração com elementos infantis: a personalidade sensível pode ser confundida com a imaturidade de quem não está preparado para uma promoção. Não exagere
Muitas fotos pessoais, inclusive de festas: pode passar a imagem de uma pessoa exibicionista ou que só pensa em diversão.
Prefira fotografias da família e da equipe
Muito vazia: embora
o pessoal da limpeza agradeça, pode revelar que a pessoa não pretende
ficar ali por muito tempo
FONTE: RENATA MELLO, CONSULTORA DE IMAGEM CORPORATIVA