Subchefe da polícia na cidade síria de Latakia foge para Turquia

O subchefe da polícia da cidade de Latakia, no oeste da Síria, um brigadeiro-general, desertou e fugiu para a Turquia durante a noite com outros 11 oficiais sírios, afirmou uma autoridade turca na segunda-feira.

Reuters

30 de julho de 2012 | 08h16

O comandante da polícia é um dos mais altos oficiais a sair do aparato de segurança do presidente Bashar al-Assad e juntar-se a vários outros oficiais militares que desertaram e estão agora na Turquia.

A autoridade turca, que falou em condição de anonimato, não revelou o nome do vice-comandante da polícia, mas disse que pertencia à maioria sunita muçulmana da Síria.

Há atualmente mais de 20 generais e vários outros oficiais abrigando-se na Turquia, de onde eles dirigem operações rebeldes dentro da Síria com ajuda logística dos turcos.

A maioria dos oficiais de alta patente vivem no campo altamente guardado da Apaydin, na província turca de Hatay, perto da fronteira.

Cerca de 600 sírios também cruzaram a fronteira para a Turquia nas últimas 24 horas, elevando o número total de refugiados no país vizinho para cerca de 43.500, afirmou a autoridade.

(Reportagem de Jonathon Burch)

Tudo o que sabemos sobre:
SIRIAOFICIALDESERTATURQUIA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.