Talibã ataca base aérea da Otan no leste do Afeganistão

Militantes do Talibã dispararam oito foguetes contra uma base aérea da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em um dos principais aeroportos do Afeganistão no sábado à noite, disseram autoridades provinciais.

REUTERS

21 Junho 2014 | 17h46

Apesar de não haver vítimas ou danos a prédios na base no aeroporto de Jalalabad, o ataque ocorre apenas duas semanas depois de militantes atacarem o aeroporto de Karachi, no Paquistão, matando dezenas.

Haji Mohammad Sediq, o governador do distrito de Behsud na província leste de Nangarhar, disse que um ou dois dos mísseis teriam caído perto de campo de pouso militar operado pelos Estados Unidos.

O Talibã reivindicou a responsabilidade, dizendo que tinha executado oito fortes explosões dentro do aeródromo.

O Talibã Paquistanês reivindicou o ataque contra o aeroporto mais movimentado do Paquistão. Os grupos compartilham uma ideologia jihadista semelhante, mas operam como entidades separadas.

O Talibã do Afeganistão tem sustentado um alto nível de violência, mesmo com a maioria das tropas estrangeiras devendo sair do país este ano, deixando as forças de segurança afegãs para enfrentar os insurgentes por conta própria.

Em um ataque separado no sábado na província de Nangarhar, pelo menos quatro pessoas, incluindo um policial, foram mortas quando uma bomba explodiu perto de um posto policial na cidade de Jalalabad.

"O alvo era um posto de checagem da polícia nessa área, mas a maioria de suas vítimas são civis inocentes", disse Ahmad Zia Abdulzai, porta-voz do governador de Nangarhar.

(Reportagem de Rafiq Shirzad em Jalalabad e Mirwais Harooni em Cabul)

Mais conteúdo sobre:
MUNDOTALIBAAFEGANISTAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.