Temporão: mais 3 laboratórios farão teste de gripe suína

Mais três laboratórios no País passarão a fazer testes de diagnóstico da gripe suína no Brasil nos próximos 15 dias. O anúncio foi feito hoje em Manaus pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele não divulgou quais serão os laboratórios e em que Estados estão localizados. "Embora o País tenha a transmissão interna limitada, com casos de pessoas que saíram do País ou que aqui tiveram contato com infectados, é necessário mais centros de diagnóstico espalhados nas regiões", destaca. Hoje, há apenas três laboratórios de referência para o diagnóstico da gripe, a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio, o Instituto Evandro Chagas, no Pará, e o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

LIÈGE ALBUQUERQUE, Agencia Estado

02 Julho 2009 | 17h31

Temporão esteve em Manaus para a inauguração de um hospital do governo estadual e para anunciar novas metas no combate à mortalidade infantil. Na região Norte, a meta é diminuir os índices em pelo menos 5% ao ano. O governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), se comprometeu a atingir a redução de 10% nos índices de mortalidade infantil no Estado este ano.

O Amazonas receberá R$ 9,3 milhões para as ações do pacto em 2009. O Amazonas registrou 11.878 óbitos infantis (crianças com menos de um ano de idade) entre 2000 e 2007. No ranking estadual, o maior número de mortes ocorreu nos municípios de Manaus (6.390), Parintins (399), Manacapuru (335), São Gabriel da Cachoeira (330) e Coari (294).

Incêndio

Durante a coletiva do ministro, o terceiro andar do hospital, onde ficavam arquivos antigos, sofreu um incêndio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 38 pacientes foram retirados do segundo andar, sob risco de sufocamento por conta da fumaça. As causas do incêndio serão investigadas pelos Bombeiros.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.