Terroir

Clima. Itata está a cerca de 500 quilômetros ao sul de Santiago. O clima é mais frio que nas regiões ao norte, com temperaturas oscilando entre 10°C e 30°C nos dias de verão e média anual de 17°C. O cultivo das vinhas está concentrado na zona Entre-Cordilheiras. "O clima permite o cultivo da videira sem auxílio de irrigação, já que há um bom regime de chuvas, concentrado no inverno", diz o enólogo Claudio Barría, que trabalha na capacitação dos agricultores locais para produção familiar de vinhos finos.

O Estado de S.Paulo

26 Junho 2014 | 02h08

Relevo. Itata também se distancia da paisagem do vale central chileno. As escarpas são íngremes, algumas com inclinações típicas de cenas de escalada. A exposição solar é limitada pelas encostas, o que favorece o ciclo lento e gradual de maturação das uvas.

Solo. O Ph.D. em geologia aplicada a viticultura Pedro Parra explica que o solo local é vulcânico e a melhor situação para vinhos de qualidade ali está nas encostas, como a de Guarilihue, menos fértil e, portanto, melhor para as vinhas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.