Tesouro dos EUA propõe unir reguladores de bancos

O Departamento de Tesouro dos Estados Unidos enviou nesta quinta-feira ao Congresso um projeto que consolidará os reguladores bancários federais. A instituição acredita que a medida ajudará a evitar que concessores de empréstimos busquem uma supervisão mais frouxa.

REUTERS

23 Julho 2009 | 16h46

O projeto de lei "resolverá uma importante fonte da arbitragem regulatória ao criar o National Bank Supervisor e consolidar dois órgãos reguladores bancários federais", informou o Tesouro por meio de um comunicado.

O trabalho do Office of the Comptroller of the Currency e do Office of Thrift Supervision serão combinados de acordo com o projeto, que tem grande apoio do Congresso.

O plano proposto dará ao Tesouro poder para tomar o controle de grandes companhias financeiras à beira do colapso e designar a Securities and Exchange Commission (SEC, órgão que regula o mercado de capitais dos EUA) ou a Federal Deposit Insurance Corp. (FDIC) a responsabilidade de salvar ou fechar a companhia em dificuldades.

As autoridades do Tesouro e do Federal Reserve informaram que o governo necessita de mais poder para assumir o controle de empresas financeiras problemáticas que possam ameaçar o sistema financeiro global.

(Reportagem de Patrick Rucker e David Lawder)

Mais conteúdo sobre:
TESOUROEUAPROJETO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.