Tiros em objetos revelam explosão de formas e cores

Fotos de Alan Sailer capturam momento em que projétil de rifle de ar comprimido perfura frutas e bolas de água.

BBC Brasil, BBC

27 de março de 2009 | 07h00

Uma série de imagens colhidas pelo fotógrafo Alan Sailer retrata o exato momento em que um projétil acerta objetos como um vaso cheio de tinta vermelha, frutas suculentas e bolas da água, revelando uma explosão de formas e cores.

O artista fez pequenos ajustes no flash e no obturador de sua câmera fotográfica Nikon D40 para capturar o efeito provocado pelos tiros disparados por ele a partir de um rifle de ar comprimido.

Sailer explica que diminuiu o tempo de exposição do flash de um milésimo de segundo para um milionésimo para que fosse possível capturar a imagem em câmera lenta.

"A preparação é muito estressante", diz ele. "Leva muito tempo para posicionar o objeto e programar a câmera. Um segundo depois acabou. Se você tem a foto, maravilhoso. Do contrário, o que resta é a bagunça para limpar".

As fotos incluem a explosão de cores provocada por um paintball e o momento em que o projétil calibre 177 perfura um enfeite de Natal cheio de balas. Em uma outra imagem, a munição atravessa um morango, revelando seus sucos, mas preservando o centro da fruta.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.