Titan, a VW Saveiro intermediária

Nova versão chega a R$ 32.475 com motor 1.6 e aposta no visual mais caprichado para barrar a Montana 1.4

Luís Felipe Figueiredo, O Estado de S.Paulo

13 de outubro de 2007 | 22h25

Com a Chevrolet Montana cada vez maior em seu retrovisor após ganhar o motor 1.4, a VW Saveiro recebe nova versão para manter-se na vice-liderança entre as picapes pequenas. A líder absoluta no segmento é a Fiat Strada. Posicionada entre as versões City (de entrada, R$ 31.970) e a mais refinada Super Surf (R$ 38.180), a Saveiro Titan chega por R$ 32.475.Seus R$ 505 acima da versão City 1.6, da qual se diferencia pelos faróis com máscara negra, rodas de 14 polegadas (13" na City) e pneus 185/65 (ante 175/70), santantônio, estribo lateral e iluminação na caçamba, que traz protetor. Os demais itens de série são os mesmos (poucos). Mas ainda custa R$ 2.720 a mais do que a Chevrolet Montana Conquest, que parte de R$ 29.755.A adição desses aparatos deu à picape Volkswagen uma carinha mais bonita, embora não esconda suas linhas já cansadas frente às concorrentes Fiat e Chevrolet, que exibem traços mais atuais. A Ford Courier divide com a Saveiro o posto de anciã da categoria. Contudo, a Saveiro será totalmente renovada em meados de 2008. A próxima geração da picape terá opção de motor 1.4 e cabine estendida. VIDA A BORDOMotorista e passageiro vão se deparar com nível de ruído razoável em baixa rotação, mas que incomoda em regimes elevados. A posição de dirigir maltrata motoristas mais altos, devido à falta de regulagem de altura para o volante - o recurso é disponível só para o banco do motorista. Mesmo na posição mais baixa do banco, o joelho raspa no volante. Além disso, o painel herdado do Fox é difícil de ler e faz falta o conta-giros. Manter o estepe dentro da cabine é outra solução ultrapassada. Garante mais espaço de carga na caçamba (carrega 700 kg), mas impede que se levem pequenos objetos atrás do banco. Na Strada e na Montana o estepe fica na caçamba, protegido por trava; na Courier, vai sob o assoalho.Sua suspensão é a mesma do Gol, independente na dianteira (tipo McPherson) e por eixo de torção na traseira. Confere rodar macio e agradável, enfrentando bem buracos e valetas. Mas em curvas a picape inclina a carroceria e dá menos prazer de guiar do que as concorrentes. Mesmo a Ford Courier é melhor nesse aspecto.Diferentemente das demais versões da Saveiro, a Titan é oferecida apenas com motor 1.6. Flexível em combustível, desenvolve potência de 101 cv (gasolina) a 103 cv (álcool) a 5.750 rpm e torque máximo de 14,2/14,5 mkgf a 3.000 rpm. As demais versões têm oferta do 1.8 de 103/106 cv. Segundo a VW, abastecida com álcool a Titan vai de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos (11,7 s com gasolina) e atinge 165 km/h de velocidade máxima.

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