Tomografia de rocha revela fóssil de réptil desconhecido

A nova espécie tem 220 milhões de anos, e o fóssil continua preso na pedra

Foto do author Redação
Por Redação

Os ossos fossilizados de um réptil planador de 220 milhões de anos, até então desconhecido, foram descobertos com o uso de um tomógrafo de tamanho industrial em rochas de uma pedreira na divisa dos Estados de Virginia e Carolina do Norte, nos EUA. O animal, batizado Mecistrotrachelos apeoros (planador de pescoço longo) , é descrito na edição desta terça-feira, 12, da revista especializada Journal of Vertebrate Paleontology. Segundo o artigo, os fósseis estão "incrustados em rocha cinza-escura... e apenas impressões tênues dos ossos podem ser vistas na superfície. Tentativas repetidas de remover a matriz usando meios químicos e mecânicos não obtiveram sucesso". Os espécimes foram levados à Universidade Penn State para passar por um tomógrafo especial. Como o fóssil foi identificado a partir de uma leitura de tomógrafo, os ossos não precisaram ser danificados ou movidos na extração. O posicionamento preciso dos ossos na rocha não deixa dúvidas sobre a posição de juntas e conexões, dizem os pesquisadores. Além disso, a rocha continua disponível para novas análises.