Tudo o que ele fez na Columbia

Caixa será lançada pela Sony com a obra entre 1955 e 1985

Andrei Netto, PARIS, O Estadao de S.Paulo

31 Outubro 2009 | 00h00

Quem se sente oprimido em meio à vastidão da obra e às múltiplas transições, evoluções e revoluções da carreira de Miles Davis agora tem uma chance didática de aprender. Em paralelo à mostra em cartaz em Paris, uma coleção especial com 52 álbuns, DVD e livro completa a releitura do legado do trompetista, tornando-o mais legível a um público não especializado.

O apanhado revisita os 30 anos de parceria entre o genial jazzman e sua gravadora, a Columbia, e empresta unidade e clareza essenciais para entender o percurso de Davis entre sua parceria com John Coltrane, em 1955, e as releituras de Michael Jackson, três décadas depois.

The Complete Miles Davis Columbia Album Collection reúne o fragmento mais extenso da obra de Miles Davis. Vai de "Round About Midnight, gravado entre 1955 e 1956, até Aura, registrado em 1985, mas só lançado quatro anos mais tarde. São ao todo 70 CDs, entre os quais relíquias como seu concerto na Ilha de Wright, em 1970, inédito até aqui, e raridades como gravações de Quiet Nights, At Plugged Nickel e We Want Miles. Na caixa lançada pela Sony Music, encontra-se ainda o DVD bônus Miles Davis Quintet Live in Europe ''67, inédito, e um livro com 250 páginas de biografia, ilustrações, anotações e sua discografia completa.

"A obra de Miles Davis para a Columbia estava dispersa em reedições eventuais de cada um de seus álbuns. Nosso intuito foi, então, o de recuperar os álbuns originais, com suas capas e ilustrações, combinando-os aos bônus que foram sendo lançados ao longo destas décadas", explicou o francês Daniel Baumgarten, idealizador do projeto, que ganhou impulso com a exposição e os 60 anos da passagem do músico por Paris.

O lançamento de The Complete Miles Davis... está previsto para 16 de novembro em Paris. Sete dias depois, entra em circuito internacional. A má notícia: segundo Baumgarten, não há previsão até aqui de lançamento no Brasil. Uma opção é buscá-lo em livrarias eletrônicas, onde o conjunto poderá ser encontrado por um preço a partir de ? 167. Para quem é apreciador, mas acha o material exaustivo - ou caro demais -, uma opção light é a compilação I Want Miles, com dois CDs e um DVD, baseada na mostra da Cité de la Musique.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.