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UFC vê evento em Macau como ponte para ampliar alcance na China

Por PETER RUTHERFORD
Atualização:

Vídeos da primeira vitória de Zhang Tiequan no Ultimate Fighting Championship atingiram 100 milhões de visualizações na China, mas o chefe de operações do UFC na Ásia disse que o alcance do MMA sequer começou no país mais populoso do mundo. Mark Fischer, falando antes da primeira incursão do UFC na China, com o evento de sábado no The Venetian Resort Hotel, em Macau, disse à Reuters que o longa histórico da China nas artes marciais torna o país um destino ideal para o UFC. O surgimento de Zhang, um especialista na arte marcial chinesa do sanshou, ajuda os fãs locais a se identificar com o esporte e, finalmente, criar uma dinâmica no que poderia ser um enorme mercado para o UFC, acrescentou. "O UFC tem um potencial tremendo na China. Para muitas pessoas, a China foi o berço das artes marciais, então quando um deles venceu de forma emocionante, isso foi visto muitas e muitas vezes por milhões de pessoas", disse Fischer. Zhang venceu o norte-americano Jason Reinhardt com uma guilhotina em apenas 48 segundos de luta em Sydney, no ano passado. "Esse é o poder do nosso esporte. Ele gera esse tipo de emoção e atrai reação das pessoas muito rapidamente." AMPLIANDO O ALCANCE Um dos esportes que mais crescem no mundo, o MMA é um esporte de contato completo que permite aos lutadores misturar técnicas de artes marciais como o boxe, jiu-jitsu, muay thai, luta livre e judô. Já muito popular em mercados maduros de MMA como os Estados Unidos, Brasil, Japão e Canadá, o UFC está buscando estender seu alcance em toda a Ásia. Fischer, diretor do UFC na Ásia, disse que o sucesso dependia de obter a estratégia certa em quatro mercados específicos na região -- Japão, Coreia do Sul, Sudeste Asiático e China. "A forma como nos abordamos o marketing aqui é bastante diferente de como fazemos nos Estados Unidos, que é um grande mercado, mas muito contíguo, um único idioma, você pode chegar ao público através de meios de comunicação nacionais e Internet com bastante facilidade", disse ele. "Além disso, temos uma história muito mais longa lá. Aqui, ao mesmo tempo em que estamos fazendo propaganda do evento de Macau, estamos fazendo o marketing de todo um esporte. Nós não podemos forçar muito em uma direção sem a outra para fazer as pessoas se interessarem em vir para o evento." Fischer foi uma das forças motrizes do crescimento da liga norte-americana de basquete (NBA) na China e contou que iria aplicar parte de sua experiência para ajudar a desenvolver o UFC na Ásia. Assim como a liga de futebol americano dos EUA (NFL) e outros esportes importantes que esperam ganhar força na China, o UFC tem como alvo 19 grandes cidades em todo o país e Fischer disse que a estratégia sob medida está surtindo resultado. "Mais que dobramos o conhecimento da marca UFC nas 19 principais cidades chinesas, passando de 25 por cento de conhecimento para 50 por cento", disse.

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